Seminário do Curso de Pedagogia aborda “Gravidez na Adolescência”

_DSC5804

         O curso de Pedagogia da Faculdade Santos Dumont/FESJ promoveu nos dias 19 e 20 / 06,  o IX Seminário de Educação com o tema: “Gravidez na Adolescência: aspectos sociais, psicológicos e suas influências na saúde”. O evento aconteceu no Prof. Motta e  contou com a presença dos acadêmicos de Pedagogia, do curso de Direito e interessados da comunidade sandumonense.

          Na responsabilidade da atividade estava a profa. Esp. Luciana Campos do Nascimento Caetano, que ressaltou a importância de se colocar esse tema em discussão com futuros educadores e profissionais da área da educação. “Necessário se  faz buscar uma reflexão  sobre as implicações da  gravidez  na  adolescência, uma vez que, segundo  relatório  da  Organização  Mundial  da  Saúde,  o  índice  de  adolescentes  que  engravidam  e  tem  bebês  aqui no Brasil está  acima  da  média  latino-americana”, explicou Luciana.

            Segundo a profa. Luciana, as discentes do 3º Período de Pedagogia  realizaram  trabalhos abordando o referido  tema, que por iniciativa e interesse delas, se desdobrou  no  Seminário.

            A dinâmica do Seminário contou com apresentação de trabalhos pelas alunas, que foram divididas em equipes: no  dia  19/06  de  o  Grupo 1 abordou o  tema: “História  dos  modelos familiares  no  Brasil  através  dos  tempos  até  a  atualidade”,  expondo de maneira clara a trajetória  percorrida e identificando como uma das causas da gravidez precoce, o  tabu  histórico que dificulta o diálogo sobre a sexualidade  entre  pais  e  filhos.

          Depois da exposição das alunas, houve uma Mesa Redondacom a participação dos seguintes profissionais: médica ginecologista atuante na cidade, Dra Janaína Salimena Abdallah; profa. Ms. Flávia Aparecida do Nascimento, profa. do curso de Direito com atuação em Direito Trabalhista e área de Família; prof. Ms. Andrez  Wescley  Machado, com formação em História e Sociologia, e a profa. Ms. Irineide Santarém, coordenadora do curso de Pedagogia. Foi um momento proveitoso de debate interdisciplinar com ampla participação do público presente.

         No dia 20 de junho, o Grupo 2 expôs sobre as  “Consequências  sociais  da  gravidez  na  Adolescência” e, por último,  o Grupo 3 falou sobre o “Aborto no Brasil”. Todos  as apresentações foram feitas com slides, com o registro  de estatísticas da temática trabalhada e com ilustrações em forma de pequenos  vídeos,  que   enriqueceram  o Seminário.    

         Encerrando os trabalhos, foi ministrada a palestra  “A gravidez na adolescência no cenário de Santos Dumont”,  pela  enfermeira  Ana Caroline Silva Santos do Programa Saúde da Mulher da Secretaria Municipal de Saúde. Ana Caroline abrilhantou o Seminário, apresentando dados reais da situação de nossa cidade, em relação a estatística de gravidez prematura e complicações que podem ocorrem em decorrência do despreparo devido a pouca idade da mães.

Tida Grillo/ Jornalista

Fotos: