Semana Pedagógica 2015

No dia 20/11 o Instituto Superior de Educação – Curso de Pedagogia da Faculdade de Santos Dumont–FESJ, encerrou a Semana Pedagógica 2015 intitulada: ” Pedagogo na Globalização”, com a palestra do Prof. Emerson José Sena da Silveira, Doutor em Ciência da Religião, professor adjunto da Universidade Federal de Juiz de Fora, que image_11atua atualmente no Departamento de Ciência da Religião na Pós-graduação e possui diversos livros publicados. Proferiu a palestra intitulada: ”O Pedagogo e o Ensino Religioso” na escola, na qual relatou a importância do Pedagogo conhecer as várias religiões para trabalhar com os educandos, pois ensinar ensino religioso não é o educador falar em sala da religião que professa, tampouco exigir que os alunos rezem tal expressão de fé, mas que aprenda a conviver e respeitar as diversas expressões religiosas que existem e também aqueles que não comungam com nenhuma religião.

Para o Professor Emerson, na maioria das vezes as pessoas tem muito medo de estudar uma religião que difere da sua, principalmente as que procedem dos cultos africanos e de outros países como: o islamismo, budismo, xintoísmo, entre outras, mas segundo ele, deve-se superar este temor e investigar, pois, somente assim, se aprenderá mais sobre outras culturas, uma vez que, através das religiões se pode conhecer mais sobre a cultura e costumes de um povo que a expressam e sobre nós mesmos. A palestra provocou diversas reações no público que expressou com comentários e perguntas a favor e contra o ensino religioso nas escolas e experiências pessoais sobre o tema.image (2)

A Coordenadora do Curso de Pedagogia, Irineide Santarém, finalizou o evento lembrando o médico e psiquiatra Carl Gustav Jung que muito contribuiu para a Psicologia. Em seus estudos concluiu que o ser humano tem, desde o inicio da história da humanidade, uma tendência de se ligar ao Sagrado de alguma forma e, segundo Jung, estudar as religiões é conhecer mais sobre o comportamento do ser humano.

Irineide Santarém agradeceu ao Prof. Emerson a importante reflexão que sua palestra suscitou e já o convidou para voltar em outra oportunidade para o aprofundamento do tema de tão relevância para o Pedagogo que vivencia com uma diversidade cultural muito grande em suas salas de aula e precisa, cada vez mais, aperfeiçoar-se.

Assim, finalizando o evento ela agradeceu a presença de todos ao longo da semana e disse que é de fundamental image_2importância o Pedagogo aliar o saber científico ao lúdico, como foi vivenciado nas oficinas, apresentado nos trabalhos de conclusão de curso pelos egressos e nas reflexões das palestras.

Estavam presentes as professoras Esp. Luciana Campos N. Caetano, que fez parte da comissão organizadora do evento, Ms. Cacilda Andrade de Sá, Ms. Maria José Barino, Esp. Nelma Regina Nery Garcia, Esp. Rosa de Fatima Machado Pinheiro, Esp. Sheila Piotto Couto Silveira.

 

Acesse as fotos da Semana Pedagógica 2015 em nossa Galeria: Clique Aqui!

Fotos: