Semana Jurídica da Faculdade Santos Dumont/FESJ aborda a CF 1988

IMG_6661R

O curso de Direito da Faculdade Santos Dumont/FESJ promoveu no período de 28 a 31 de agosto, a XI Semana Jurídica, com palestras  e minicursos abordando temas referentes aos 30 anos de promulgação da nossa Constituição Federal.

A abertura da Semana foi feita pelo presidente da FESJ prof. Odílio Fernandes da Fonseca na noite de 28, contando com a palestra do renomado professor Paulo Nader, juiz aposentado e referência internacional na área do Direito Civil, que proferiu sobre “Os Valores de Justiça e Segurança jurídica”.

O momento contou ainda com a presença do coordenador do curso prof. Ms André Liguori de Cerqueira, da Diretora Pedagógica profa. Drª. Ana Cristina Soares da Costa, do  Diretor Executivo prof. Francisco Gomes Barroso da profa. Ma. Adriana Poubel Ruiz, representando demais professores organizadores do evento.

A importância da Constituição Federal foi o tema abordado pelo coordenador prof. André Liguori, destacando que “seus objetivos maiores são a promoção do ser humano, a diminuição da desigualdade, a cidadania, a inclusão social e a tutela dos vulneráveis.”

No dia 29,  a palestrante foi a Juíza de Direito Titular da Vara de Sucessões, Empresarial e de Registro Públicos da Comarca de Juiz de Fora,  Drª. Ivone Campos Guilarducci Cerqueira, Mestra em Hermenêutica e Direitos Fundamentais, que falou sobre “O Direito Patrimonial sob a Égide da Constituição Federal de 1988 – O Direito Civil Constitucional”.

“Desafios e Práticas no Enfrentamento à Violência Contra a Mulher no Contexto Pós Constituição Federal de 1988”, foi o tema ministrado pela profa. Letícia Fonseca Paiva Delgado, na noite do dia 30. Mestra em Ciências Sociais pela UFJF, com ênfase de pesquisa na área de Políticas Públicas de Segurança e  Especialista em Direito Penal e Processual Penal pela Unesa, Letícia apresentou as grandes dificuldades e os avanços nessa área.

E encerrando a semana de estudos, na sexta-feira foram apresentados dez minicursos ministrados pelos professores da Casa, contando com a participação de acadêmicos e egressos com temas os mais diversos, mas  todos lincados à Constituição Federal de 1988, na qual “a dignidade da pessoa humana ocupa o ápice do ordenamento”.

 

Tida Grillo

Fotos: