logo-fesj
Mec
Selo-2018-2019-01-1-e1574719213517

Mulher: vitórias do passado e lutas do futuro

Em comemoração ao Dia da Mulher, a Faculdade de Santos Dumont realizou uma mesa redonda de debate com o \"\"tema  “A Mulher do Século XXI: As vitórias do passado e as lutas do futuro”. O evento foi promovido pelo coordenador do curso de Direito prof. André Liguori de Cerqueira.

 O momento aconteceu na noite do dia 08, no auditório Professor Motta, contando com participação dos professores debatedores Dra. Cacilda Andrade de Sá, Ms. Irineide Santarém A. Henriques, ambas do curso de Pedagogia, Juiz Marcelo Alexandre do Valle Tomaz, do curso de Direito, e a Juíza da 1ª Vara de Família da Comarca de Juiz de Fora, Dra. Raquel Gomes Barbosa. Atuou como mediadora a profa. Flávia Aparecida Nascimento, professora do curso de Direito e coordenadora do Núcleo de Práticas Jurídicas.

 A dinâmica da mesa redonda contou com exposições de 15minutos de cada professor sobre assuntos que envolvem a \"\"mulher e com um momento de discussão de idéias incluindo a participação do público presente, composto por acadêmicos da Faculdade.

Sobre as vitórias e lutas das mulheres foram abordados os temas da violência doméstica e a importância da Lei Maria da Penha na defesa da mulher; as formas adequadas de se lidar com o problema familiar quando existe a violência dentro de casa; o aumento da violência contra as mulheres principalmente nos grandes centros; as vagas para a mulher no mercado de trabalho e o empoderamento da mulher entendido como forma de  respeito e de conquista dos mesmos espaços e direitos do homem na sociedade.

Segundo o assessor do curso de Direito, prof. Cleber Faria da Silva,  os debates foram extremamente importantes e produtivos para conscientização a respeito da necessidade de se valorizar cada vez mais o papel da mulher na sociedade brasileira.

Presente ao evento pedagógico, a diretora Acadêmica profa. Dra. Ana Cristina Costa lembrou que a competência levou a mulher a conquistar espaços e a ganhar o respeito, estando hoje presente de forma atuante na sociedade.\"\"

O presidente da Fundação Educacional São José, prof. Dr. Odílio Fernandes da Fonseca destacou a presença significativa das mulheres nos cursos oferecidos pela Faculdade de Santos Dumont e aproveitou para parabenizar todas as mulheres que compõem a comunidade acadêmica, ressaltando que além da competência, o sexo feminino embeleza e humaniza o ambiente com a sua sensibilidade.

Tida Grillo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *