“Literatura e ludicidade na escola: soltando a imaginação”

IMG_9527

Com o tema “Literatura e ludicidade na escola: soltando a imaginação”, o curso de Pedagogia da Faculdade Santos Dumont promoveu a Semana Pedagógica, no período de 5 a 8 de novembro.

O evento contou com a palestra Aldrafabetando ministrada pela professora e poetisa Alice Gervason e  com o desenvolvimento das Oficinas: Escrita Criativa de Contos de Fadas-Era uma vez: criando narrativas mágicas, com a psicóloga Ayesha de Oliveira Luciano; Literatura Agfro-Brasileira e Indígena: Ferramentas Fundamentais para a Educação das Relações Étnico-Raciais com a profa. Cristiane Aparecida da Silva; Como nasce um monstro? – Literatura e  confecção de fantoches com a profa. Ms Angelane Serrate; Libras com as profas Silvanira Alves da Costa Oliveira e Caroline Oliveira; Pedagogia Waldorf- Aprendendo artisticamente com as profas Rita de Cássia A. Prado e Tude Rocha; Contação de Histórias: Encantando histórias com a psicóloga Ayesha de O. Luciano; Literatura Aldravias, com a professora idealizadora  Alice Gervason; Confeccionando fantoches e flores com a profa. Nelma Regina Nery Garcia e Psicomotricidade com enfoque lúdico na Educação Infantil com a profa. Ms. Eliani de Lima V. Gomes.

Na oportunidade, foi realizada a Campanha Solidária de arrecadação de novelos de lã para o Projeto Corrente do Bem, com a presença da idealizadora Estefânia Carvalho. Um  momento de muita comoção e sensibilização quanto a questão do câncer, uma doença tão presente nos dias atuais que acomete tanto em crianças como em adultos.

A noite de encerramento do evento contou com duas atividades importantes: a apresentação do Projeto Álbuns de Figurinhas, pela profa. Ms. Avani Fátima Fernandes e pelo desenhista gráfico Leo Barroso, de Juiz de Fora, que colocaram os ouvintes no caminho da literatura, trabalhando com álbuns de figurinhas de Ouro Preto, Juiz de Fora e da vida do Pai da Aviação.

A outra atividade Mesa Redonda: Dialogando sobre a contação de histórias: Causos e Contos, contou com a presença de educadoras renomadas: profa. Drª Leila Maria Fonseca Barbosa, aposentada dos cursos de Letras e Comunicação da UFJF, mestre e doutora em Teoria Literária, pesquisadora da História Literária de Juiz de Fora e membro da Academia Juiz-forana de Letras; profa. Ms. Margareth Assis Marinho, mestre em Comunicação e Cultura pela UFJR, com projetos educacionais e culturais premiados e autora de livros Infojuvenis e profa. Esp. Alice Gervason, especialista em Alfabetização e Letramento e poetisa por prazer. Idealizadora de projetos com aldravias.

Nas palavras da coordenadora do curso profa. Ms. Irineide Santarém a Semana foi um sucesso e trouxe muitos conhecimentos e novidades para as acadêmicas, contando com a participação de profissionais da educação da cidade que compartilharam suas experiências e presença de  alunos do curso normal da Escola Estadual Presidente João Pinheiro.

Tida Grillo

Fotos: