JÚRI TEMÁTICO na FSD trabalha “Criminalidade: Intervenção Federal é a solução?”

_DSC4603

Com o objetivo de  trabalhar a oratória e a argumentação, o júri temático simulado do curso de Direito da Faculdade Santos Dumont/FESJ completou 11 anos,  com o evento realizado no último dia 04/06 no Auditório da FESJ.

Foram realizados dois júris sobre o tema  “Criminalidade: Intervenção Federal é a solução?” No 1º, tendo como juiz o prof. Guilherme Machado e participando os acadêmicos do 1º período de Direito Augusto, Christian, Ana Caroline, Ana Cláudia e André com a defesa da posição favorável;  e Bárbara (do 7º período do curso de Pedagogia), Jéssica, Diogo, Danilo e Fernanda, do 1º de Direito, que defenderam a posição desfavorável.

Já, no 2º júri contamos com o coordenador prof. Me. André Liguori como juiz e com os acadêmicos do 1º período de Direito defendendo a posição favorável – Larissa, Nássaro, Lisesley, Marina e Mariana – e a posição desfavorável – Wendel, Sergei, Pedro Henrique, Thaís e Thuany.

 Na opinião dos corpos de jurados, compostos de professores do curso de Direito, foi um momento muito proveitoso de aprendizado para os acadêmicos, que tiveram a oportunidade de vivenciar uma situação de discussão argumentativa planejada. Os alunos Herbert Lincoln e Marcos Eduardo foram os cerimonialistas do evento.

O JÚRI TEMÁTICO SIMULADO é um trabalho da profa. Me. Maria José de Andrade Barino com o apoio dos coordenadores dos cursos de Direito Me. André Liguori de Cerqueira e de Pedagogia Ms. Irineide Santarém André Henriques, contando com a colaboração dos professores,  funcionários  da IES e do presidente Odílio Fernandes da Fonseca, que contribui muito com a organização e sucesso dessa atividade acadêmica.

A profa. Zezé Barino destaca a  importância da atividade, explicando que “entendemos que qualquer pessoa deva dominar a arte de expor suas ideias com clareza e argumentar acerca de seus pontos de vista, principalmente os alunos que se propõem a ser um profissional do Direito e da Pedagogia. Daí a necessidade de se permitir o estudo e o aprimoramento das técnicas de oratória e argumentação.” Completa: “ permitir que alunos de 1º período já possam desenvolver, desde então, tais competências é a materialização do compromisso da Faculdade  Santos Dumont  para com a formação de profissionais de qualidade para nosso País”.

Ao logo dos anos, o JÚRI TEMÁTICO SIMULADO tem trabalhado temas bastantes polêmicos como:LEGALIZAÇÃO DO ABORTO; REDESIGNAÇÃO DO SEXO E DO NOME; TOQUE DE RECOLHER PARA MENORES; REDUÇÃO DA MAIORIDADE PENAL; EUTANÁSIA; REGULAMENTAÇÃO DO USO DA MACONHA NO BRASIL; DELAÇÃO PREMIADA: SIM OU NÃO?; PUBLICAÇÃO DE BIOGRAFIAS NÃO AUTORIZADAS; OS REFUGIADOS E OS DIREITOS HUMANOS dentre outros

Sobre o tema deste ano, “desde a assinatura do decreto presidencial que determinou a intervenção na segurança pública do Rio de Janeiro, proliferam na mídia e nas redes sociais os mais variados comentários e artigos. Alguns merecedores de atenção, outros contaminados ideologicamente, muitos deles irreais e até fantasiosos”, explicou a profa. ressaltando que o melhor caminho é ensinar os alunos a buscar informações e serem comprometidos com o conhecimento, a ética e a justiça.

Fotos: