Instituto Superior de Educação da FESJ promove V SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO

Seminário de Educação

Com o tema Patrimônio “Bens Imateriais do município de Santos Dumont, os acadêmicos do curso de Pedagogia do Instituto Superior de Educação da Fundação Educacional São José  promoveram o V Seminário de Educação, contando com o apoio da Divisão de Arquivo Público e Patrimônio Cultural da Secretaria Municipal de Educação e Cultura e  da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Turismo, Esporte e Lazer, por intermédio  da secretária 091e professora da Faculdade Claudia Rocha Jorge.

A abertura do evento aconteceu na noite de  28 de maio, no salão nobre da FESJ, feita pelo presidente da Fundação Educacional São José Dr. Odílio Fernandes da Fonseca. Na cerimônia, ocuparam a mesa de trabalhos o Diretor Executivo prof. Francisco Gomes Barroso a Diretora Pedagógica profa. Dra. Marcela Paz, a Coordenadora do curso de Pedagogia profa. Ângela Maria Hauck Duarte Silva, a Coordenadora do curso de Direito profa. Ivete Sara de Almeida – Coordenadora do Curso de Direito, o coordenador de Pesquisa, Extensão e Pós Graduação prof. Dejair Frank Barroso, a Coordenadora  da Divisão de Arquivo  Público e Patrimônio Cultural profa.  Ana Marques Sias, e as professoras da disciplina Seminário Mariângela Tavares da Silva Passos Luciana Campos Nascimento Caetano.

Os trabalhos foram iniciados pela prof.ª. Luciana Campos Nascimento Caetano que apresentou o Projeto de Educação Patrimonial e a seguir a profa. Ana Marques Dias fez uma palestra sobre Bens Imateriais.

Nos dias 28 e 29 de maio, os acadêmicos do 1º, 3º e 5º períodos do apresentaram trabalhos sobre o Carnaval, Semana da Asa e a Comenda João Gomes representando os Bens Imateriais Registrados da nossa cidade. Outros trabalhos também apresentados pelos alunos foram: A Bandeira do Divino, Bandas de Musicas e as Biscoiteiras, que representam os Bens Imateriais Não Registrados no município.

O Seminário contou com o apoio e a participação da comunidade sandumonense representando o valor patrimonial e cultural da cidade: Escola de Samba Unidos do Córrego do Ouro, Escola de Samba Unidos da Biquinha, Escola de Samba Unidos do Jacaré, Cooperativa das Biscoiteiras de São João da Serra, Grupo da Bandeira do Divino de São João da Serra, Banda 1º de Maio, Banda Nossa Senhora Aparecida e  Banda Carlos Gomes.

Na oportunidade, o sandumonense Celso Eloi Dias, idealizador do monumento em  homenagem ao Pai da Aviação que fica em frente ao antigo Bco Real foi homenageado, uma vez que sua iniciativa trouxe um impulso maior às comemorações da Semana da Asa.

Acesse as fotos do V SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO –  Clique AQUI!