\”Inclusão se conquista com autonomia\”

A Fundação Educacional São José através do Instituto Superior de Educação – Curso de Pedagogia recebeu no dia \"IMG_5872\"26/08/ 2015 a diretora da APAE de Santos Dumont , Psicopedagoga, Cilene Maria Pires de Oliveira com sua equipe, em sua grande maioria egressos da FESJ e a palestrante da noite, a Psicopedagoga e Neuropedagoga, Cristiane Duarte, também egressa da Instituição falou brilhantemente sobre o funcionamento da APAE de Santos Dumont e o tema da Semana Nacional da Pessoa com deficiência: \”Inclusão se conquista com autonomia”.

A palestrante enfatizou a importância de desenvolver as potencialidades das pessoas com deficiência e mostrou através de uma oficina interativa, com sua equipe de professores da APAE, como ocorre este desenvolvimento. O público presente, formado por acadêmicos do curso de Pedagogia, alunos da Pós-Graduação, professores, Nelma Nery, Luciana Caetano, Eliani Gomes, Cacilda Andrade, Sheila Silveira, Claudia Rocha e pessoas da comunidade sandumonense participaram ativamente das dinâmicas.

Sobre a inclusão na rede regular a Psicopedagoga destacou que pode ser eficaz se houver preparação dos \"IMG_5896\"profissionais e o ambiente for adequado para receber as várias necessidades das pessoas com deficiência, pois estes precisam conviver com o social para desenvolver as suas habilidades.

A coordenadora do curso de Pedagogia, Ms. Irineide Santarém terminou a noite agradecendo a parceria da APAE com a Fundação Educacional São José e afirmou que o trabalho da APAE de Santos Dumont pode ser resumido em duas palavras interação e amor. Ressaltou ainda sobre a importância de refletir e dialogar com os acadêmicos, pedagogos e a comunidade sobre as várias formas que o corpo humano pode se manifestar: “Temos que respeitar toda a diversidade e incluí-la, pois temos muito que aprender com as pessoas com deficiência, principalmente sobre a paciência e as várias linguagens do corpo humano.”

Confira as fotos da palestra em nossa galeria de eventos – Clique Aqui!