FSD promove aula Magna no curso de Pedagogia

image2

            A Faculdade de Santos Dumont promoveu na noite do último dia 22, a aula Magna do curso de Pedagogia com a Mesa Redonda de discussão sobre o tema “A interdisciplinaridade na formação do professor de Educação Básica”.

            Os participantes da Mesa Redonda foram os professores integrantes do Núcleo Estruturante do Curso- NDE: Profª Drª Cacilda Andrade de Sá, Prof. Ms. Dejair Frank Barroso, Profª Ms. Eliani de Lima Villas Gomes e a Coordenadora do Curso Profª Ms e Doutoranda Irineide Santarém. A mediadora dos trabalhos foi a Profª Drª Ana Cristina Costa Soares, Diretora Pedagógicada Faculdade de Santos Dumont.  

            A questão da interdisciplinaridade na formação do professor de Educação Básica foi debatida entre os professores nos seguintes aspectos: a importância da psicologia para o aprendizado; a matemática como produção de significados e a interação na sala de aula com as outras disciplinas e as práticas culturais; a importância do brincar na Educação Infantil como preparo para o desenvolvimento da psicomotricidade da criança e a importância da literatura infanto-juvenil para a alfabetização.

            A aula Magna contou com a presença dos acadêmicos e professores do curso de Pedagogia da Fundação Educacional São José e dos discentes e professores do Normal da Escola Estadual Antônio Macedo de Ewbank da Câmara, que interagiram com os professores, teceram comentários e demonstraram grande interesse pelo evento.

            Segundo a coordenadora do curso de Pedagogia, profa. Doutoranda Irineide Santarém, é importante que o futuro educador saiba refletir e trabalhar de forma interdisciplinar, visando à formação de pessoas críticas e criativas. “O melhor momento de introduzirmos essa prática para que se torne uma constante no processo educacional, é na formação dos professores, oferecendo oportunidade aos alunos de vivenciar e trabalhar as disciplinas de maneira conjunta”.

Tida Grillo

 

Fotos: