FESJ promove Semana Pedagógica: \”A Escola e seus Desafios Atuais\”

A Faculdade de Santos Dumont, através de seu curso de Pedagogia, realizou  entre os dias 21 e  24 de novembro, a Semana Pedagógica intitulada: “A escola e seus desafios atuais”.

\"semana-pedagogica-16\"Nas palavras da coordenadora do curso de Pedagogia, profa. Ms. Irineide Santarém, \”necessário se faz que os estudantes do Normal, Pedagogia e demais educadores reflitam sobre a escola na atualidade e seus desafios, uma vez que vivemos em um mundo com diversidade cultural, política, religiosa, racial, gênero, sexualidade entre outras. O espaço escolar é o lugar para vivenciar com todas estas diferenças que fazem parte do universo humano\”.

E, para a diretora Pedagógica profa. Doutora Ana Cristina Costa Soares, essa foi a grande proposta da Semana, motivar os educadores a buscar a reflexão e o diálogo cada vez mais, a fim de conseguirem uma linguagem que possa chegar na maioria dos educandos preparando-os para conviver com as diferenças.

A abertura da Semana Pedagógica aconteceu em grande estilo com uma apresentação show da Banda de Tambores Mestre Dunga que abrilhantou o evento com a alegria de seu repertório. Logo em seguida, a Subsecretária de Educação de Juiz de Fora, Doutora em Educação: Andrea Borges de Medeiros discorreu sobre suas pesquisas \"dsc00277\"referente a temática, inclusive relatando trabalhos realizados de forma prática, com os alunos do Ensino Fundamental.   Segundo Andrea, em uma pesquisa ela propiciou aos alunos a oportunidade de entrevistarem pessoas \”ditas como inferiores\” na sociedade e foi relatado experiências engrandecedoras: mudança de posturas em relação ao outro e a conclusão de que não se observa todas as possibilidades do ser humano. Esse depoimento despertou a platéia que participou com perguntas e comentários.

A Semana contou ainda com oficinas oferecidas por diversos professores e teve um momento relevante com a presença de duas escritoras, pesquisadoras e professoras aposentadas da Universidade Federal de Juiz de Fora: Leila Maria Fonseca Barbosa e Marisa Timponi Pereira Rodrigues.

As escritoras fizeram uma palestra a respeito da importância da literatura infanto-juvenil no Brasil e no mundo e de como é importante encantar as crianças contando histórias desde pequenas. No final da apresentação, as escritoras sortearam livros de sua autoria deixando uma alegria ao evento.

A Semana foi prestigiada  por alunos da instituição, egressos do curso de Pedagogia e da Pós- Graduação da Faculdade de Santos Dumont, com suas turmas de curso técnico Normal da cidade de Santos Dumont e Ewbank da Câmara.

\"semana-pedagogica-3dia-8\"