“Educação e Patrimônio de Santos Dumont”

Semana Pedagogica (2)

           O curso de Pedagogia da Faculdade de Santos Dumont, mantido pela Fundação Educacional São José, realizou de 06 a 08 de novembro, a sua Semana Pedagógica abordando o tema: “Educação e Patrimônio de Santos Dumont”.

           O evento foi  de imensa relevância como  referencial para identidade do grupo e do indivíduo,  partindo de traços de um passado comum.  Todos os presentes embarcaram numa incrível viagem pelo túnel do tempo, voltando as nossas raízes e despertando em nós o desejo de valorizar e preservar cada vez mais a nossa história como um bem cultural.

            A  semana  foi  aberta  com a atração  cultural   Conjunto  Carinhoso, que desde 1968 difunde a música popular brasileira com grande diversidade de gêneros musicais,  e uma Mesa  Redonda  sobre Patrimônio Cultural. Os participantes da Mesa foram o prof. Dr. Nilo  de Lima  Azevedo – Doutor em Sociologia Política   e  escritor  na área, o Presidente da Fundação Casa de Cabangu Tomás Castello Branco e o escritor e historiador Victor Kingma, natural de Mantiqueira e descendente de tradicional família de laticinistas do distrito. A Mediadora da mesa foi a  coordenadora  do  Curso  de  Pedagogia  Ms. Irineide Santarém.

  A atividade se destacou por uma interação constante  entre os convidados debatedores com o público presente:  acadêmicos  de Pedagogia, alunos do Curso Normal  das escolas estaduais E.E. Presidente João Pinheiro e  Antônio  Macedo de  Ewbank  da  Câmara e professores da IES e participantes da comunidade.

Durante a Semana de Pedagogia diversas oficinas com a temática Educação e Patrimônio foram desenvolvidas com a participação de professores e convidados especiais, além de apresentações culturais que abrilhantaram os trabalhos:  o Sarau do  Grupo LeiturAMA, um dos projetos agraciados pela Lei de Incentivo à Cultura da Ação em Movimentos Artísticos/SD  fez a abertura cultural do segundo dia, contando  a história  de Alberto Santos Dumont e o Conjunto Musical  Marcos  Montessi  e  Amigos fez o encerramento do evento encantando e animando o público participante.

            O evento registrou ainda a presença da Secretária de Educação de Santos Dumont, Bárbara Vieira Marques Moreira Barros,  da Diretora Acadêmica da Faculdade de Santos Dumont, profa. Dra. Ana Cristina Costa Soares, da chefe do Arquivo Público e Divisão de Patrimônio Histórico Ana Maria Marques, da arquiteta Ayesha de Oliveira Luciano, dos professores da Casa e da comunidade em geral.

            As oficinas oferecidas foram:

 

1 – Patrimônio e Geografia:

Professoras: Rosa de Fátima Machado Pinheiro, Nelma Regina Nery Garcia e Suzana Carmem Tamandaré N.Santos

2– Letras Manuscritas Medievais

Profa. Esp. Cláudia Rocha Jorge 

3 – (RE) conhecendo nosso Patrimônio:

Profa  Ana Maria Marques Dias

4 – Um olhar sobre o Patrimônio Histórico através da fotografia:

Christian Weitzel

5 – Contação de Histórias : Causos Mineiros

Giselle Mara Cardoso da Costa e Ivone Aparecida de Souza – Grupo LeiturAMA

 6 – Arte e Patrimônio Cultural:

Profa. Carla Amorim

 

1 – Consumo Sustentável e Escola:

Professor Ms. Raphael  Bechara

2 – Arte e Patrimônio Cultural:

Profa. Carla Amorim  (Continuidade)

3 – História de Santos Dumont contada através da Libras:

Profa. Elaine Cristina Montessi

4 – (RE) conhecendo nosso Patrimônio:

Profa. Ana Maria Marques Dias  (Continuidade)

5 – Mapa Mental como instrumento de valorização do Patrimônio:

Arquiteta Ayesha de Oliveira Luciano

            E encerrando este brilhante e relevante evento da Pedagogia, está programada uma atividade histórica/ecológica: um Passeio/Trilha – Estrada Real Patrimônio de Santos Dumont, na manhã de sábado dia 18/11 que contará com a participação do Clube do Jeep de Santos Dumont, Grupo dos Monstros de Trilha,  Grupo de Trilha, Grupo das Montain Bikes de Santos Dumont, Membros da Fundação Educacional São José, professores do curso de Pedagogia, TEVEMONT Santos Dumont, grupos de alunos da rede municipal e demais pessoas da comunidade sandumonense. Todos numa ação compartilhada em prol da valorização, preservação e divulgação da história da cidade de Santos Dumont, buscando resgatar e valorizar as raízes culturais e os Bens Materiais e Imateriais Históricos.

Tida Grillo

Fotos: