Disciplinas | C/H | |
01 | Gestão e a Organização do Trabalho Pedagógico da Educação Infantil | 60 h |
02 | O Brincar e o Lúdico na Educação Infantil | 60h |
03 | Educação Infantil e as Práticas da Alfabetização na Perspectiva do Letramento | 60 h |
04 | Bases Teórico – Práticas das Linguagens Corporal, Musical e Artística. | 40 h |
05 | Literatura Infantil | 40 h |
08 | Bases Teórico – Práticas da Linguagem Matemática | 60 h |
07 | Natureza, sociedade e cultura: conhecimentos e saberes | 60 h |
08 | Metodologia de Pesquisa | 40 h |
420 horas |
01 | Gestão e a Organização do Trabalho Pedagógico da Educação Infantil |
Ementa | Aspectos legais da criação de instituições públicas e privadas de Educação Infantil.
Gestão e organização do trabalho administrativo. A dimensão pedagógica e os desafios administrativos no cotidiano da Educação Infantil. |
02 | Educação Infantil e as Práticas da Alfabetização na perspectiva do Letramento |
Ementa | Noções de letramento e alfabetização como um processo discursivo que se inicia com os primeiros rabiscos.
O desenho como linguagem. A importância da leitura na educação infantil, a leitura de imagens. Sugestões didáticas para o trabalho de letramento na educação infantil. |
03 | O brincar e o lúdico na educação infantil |
Ementa | Sugestões didáticas com ludicidade para trabalhar na educação infantil com temas variados. |
04 | Literatura Infantil |
Ementa | O despertar para a Literatura na Educação Infantil.
As histórias em cada faixa etária. A escolha dos livros para serem trabalhados na Educação Infantil. |
05 | Bases Teórico- Práticas da Linguagem Matemática |
Ementa | Matemática na Educação Infantil: Ideias e práticas correntes.
Conteúdos de Matemática para a Educação Infantil: 0 à 3 / 4 à 5 anos. Situações de aprendizagem: como organizá-las? Registro e avaliação da prática pedagógica. |
06 | Natureza e Sociedade e cultura: conhecimento e sabres |
Ementa | Noções sobre os fenômenos na natureza.
Desenvolver a capacidade e observação e curiosidade da criança. Noções sobre a vida em sociedade. Conhecer, respeitar e valorizar a diversidade, diferenças étnicas, culturais e sociais, dentro e fora da escola. |
07 | Metodologia de Pesquisa |
Ementa | A pesquisa como fundamento para a docência superior.
Pesquisa e sua tipologia. Estrutura e redação do texto acadêmico. Normatização de trabalhos científicos (ABNT). Elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso |